19 out 2020
Tempo seco: saiba como preparar a sua casa


min de leitura 3 comentários

Não é de hoje que o brasileiro sofre com o tempo seco. Em muitas regiões, a baixa umidade do ar é tamanha que muitas atividades precisam ser adaptadas, justamente para proteção da saúde das pessoas.

Em conjunto a isso, não se pode esquecer que a secura é a grande vilã das doenças respiratórias. Por isso, todo cuidado é pouco para se prevenir contra vírus e bactérias.

No artigo de hoje, separamos algumas dicas para você preparar a sua casa para o tempo seco e ter um ambiente confortável. Acompanhe a leitura!

1 – Lave as roupas de cama com frequência

É importante lavar os lençóis, fronhas e cobertas com mais frequência, já que esses tecidos acumulam o suor do corpo, sendo um prato cheio para bactérias e ácaros.

A dica é fazer uma higienização semanal, trocando a roupa de todas as camas. Durante esse período, lembre-se de lavar também os travesseiros, pelo menos uma vez ao mês.

2 – Limpe as cortinas

Tem uma cortina em casa? No tempo seco é o momento de limpá-la! É comum que o tecido jacquard para cortina (o mais usual), mas também outros materiais, acumulem poeira, já que no tempo seco as janelas ficam mais tempo abertas.

Por isso, faça uma limpeza profunda nas suas cortinas. Se você tiver persiana, também é necessário higienizá-las. Para isso, use um pano úmido e sabão, evitando produtos abrasivos que possam comprometer o revestimento.

3 – Não use o ar-condicionado

Eu sei que o tempo seco vem junto com o calor. Por isso, muitas pessoas já ligam o ar-condicionado no último grau, principalmente, para aproveitar o frescor do equipamento. Mas isso pode ser muito prejudicial para a saúde!

O ar-condicionado usa a umidade do ambiente para resfriar a temperatura. Ou seja: o tempo seco fica ainda mais seco. Então, nada de ar-condicionado.

Abra as janelas, a sua cobertura abre e fecha e dê preferência para a ventilação natural. Isso reduz circulação de vírus e outros agentes infecciosos no local.

4 – Use um umidificador de ar

Que tal substituir o seu ar-condicionado por um umidificador de ar WAP AIR FLOW? Essa pode ser uma das melhores soluções para o tempo seco. Afinal de contas, além de refrescar o ambiente, você garante uma umidade adequada para a sua casa.

Para quem não tem o aparelho, algumas opções são:

  • Deixe toalhas molhadas nos cômodos;
  • Coloque uma bacia de água perto dos móveis;
  • Coloque o ventilador próximo à bacia de água;
  • Faça uma limpeza úmida da casa.

Este último item é fundamental para os dias de tempo seco. Inclusive, uma limpeza pós obra deve ser úmida, pois ela será a responsável por retirar toda a poeira e resíduos que ficam impregnados nas superfícies da sua casa.

5 – Dê atenção à limpeza de lugares difíceis

Muitas vezes, em nossa limpeza de rotina acabamos esquecendo de higienizar alguns locais de difícil acesso. Porém, no tempo seco, é preciso priorizar esse processo, devido ao maior acúmulo de poeira.

Uma dica é listar os ambientes onde você não costuma limpar com frequência. Vai ser fácil perceber que tem lugares que você provavelmente nunca limpou, não por descaso, mas por falta de conhecimento.

Nessas horas, é o momento de chamar um profissional especializado. As empresas limpeza de caixa d’água SP, por exemplo.

Lembre-se que no tempo seco o consumo de água é ainda maior, por isso, é importante ter uma caixa d’água limpa, principalmente, para a saúde da família.

6 – Passe o aspirador de pó

O aspirador de pó WAP Silent Speed também é um grande aliado no tempo seco. Ele pode ser usado nos móveis que não podem ser molhados, como poltronas e sofás, para uma limpeza a seco.

Retire os resíduos dessas superfícies, para não sofrer com a presença de bactérias, vírus e fungos, que causam doenças respiratórias.

O ideal é fazer essa limpeza a cada dois dias, ainda mais porque o tempo seco ajuda a proliferar com maior proporção a poeira em casa.

Conclusão

Está sofrendo com o tempo seco? Nós também! Mas há formas de controlar isso e impedir que a baixa temperatura faça mal à saúde.

O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas para quem quer deixar a casa mais fresquinha e úmida, livre dos problemas do tempo seco.

No entanto, ninguém está livre das doenças respiratórias resultantes da falta de umidade. Caso se sinta mal, procure um médico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Seja o primeiro
a saber!

Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades!

Quer tirar uma dúvida?
Entre em contato conosco!