30 out 2019
Qual a melhor forma de limpar as áreas externas?


min de leitura 3 comentários

A área externa da casa pode dizer muito sobre o interior dela quando o assunto é limpeza.  

Seja no jardim, nos portões, no chão ou em em estruturas como a fachada, é preciso ter em mente que objetos que ficam do lado de fora da residência estão mais expostos a poeira e às intempéries.  

Se você está planejando aquela faxina e quer otimizar o tempo da limpeza, mas não faz ideia por onde começar ou quais equipamentos utilizar, comece pela leitura deste post.  

Nas próximas linhas, você vai aprender sobre as funcionalidades de uma varredeira e qual é o potencial das lavadoras de alta pressão na hora de lavar as estruturas, além de dicas para organizar a faxina.  

Gostou da ideia? Veja os tópicos seguintes! 

Como organizar a faxina 

Não importa o quanto você faça a limpeza diária da casa, as sujeiras se acumulam todos os dias e não tem jeito: é sempre necessário programar uma faxina daquelas de vez em quando para dar conta de tudo.  

Da limpeza adequada do Contentor de lixo, que é basicamente um recipiente feito com polietileno (que serve para armazenar os resíduos no dia a dia antes da coleta final), à calçada, o fato é: uma faxina pode dar muito trabalho.  

No caso dos contentores, utilizar produtos como sabão e contar com o auxílio das lavadoras de alta pressão pode otimizar bastante o tempo de lavagem dessas caixas — a média de economia de tempo gira em torno de 40 minutos.  

Afinal, como organizar a faxina? Cada edificação tem uma rotina e demandas diferentes. Alguns ambientes internos contam com jardim, outros com uma fachada, que pode exigir mais cuidados.   

Não existe uma indicação exata de quanto em quanto tempo fazer a limpeza, mas algumas observações podem te ajudar a definir um cronograma. Confira:  

  • Observe a movimentação da casa e escolha um dia tranquilo; 
  • Se possível, opte por dias mais quentes; 
  • Caso tenha um jardim, observe o calendário para podas e limpezas; 
  • No caso da limpeza de fachadas, reserve um dia inteiro; 
  • Faça uma lista de produtos e equipamentos de limpeza. 

Depois de tudo pronto, é hora de limpar finalmente. Para te ajudar a escolher um local de início da faxina, montamos um passo a passo que você confere abaixo: 

Passo a passo da limpeza 

Do Pisograma de concreto, que é bastante utilizado em áreas próximas da calçada ou de uma área com grama, à limpeza das janelas de vidro, as tarefas domésticas podem contar com graus distintos de dificuldade.  

Mas na hora de começar, é preciso escolher um ponto de partida, certo? Alguns preferem começar com a lavagem das calçada, mas o ideal é que esse cuidado fique por último, pois, quando há limpeza do forro e das paredes, o chão naturalmente fica mais empoeirado.  

Caso você cultive alguma planta ou tenha árvores, esse pode ser um bom começo, dependendo da época do ano. É interessante recolher os galhos secos, fazer a poda e regar as plantas com cuidado.  

Em seguida, você pode arrastar os objetos externos como poltronas e tapetes e limpar o forro. Por fim, as paredes podem ser lavadas e é interessante usar a varredeira para limpar o chão caso você precise otimizar o tempo.  

A vantagem desse aparelho, além da agilidade, é o alcance dos cantos com acesso mais difícil — o que facilita bastante a retirada das sujeiras mais escondidas. 

Equipamentos de limpeza 

Lavar a calçada com mangueira e um balde de água e sabão é muito diferente do que usar uma lavadora de alta pressão, por causa do tempo, da quantidade de água e do tempo de execução da lavagem.  Com uma lavadora de alta pressão, você poupa muito trabalho e tem um resultado muito mais satisfatório.  

Da mesma forma, realizar o Polimento de granilite que é um dos  revestimentos usados na construção civil, exige técnica, equipamento adequado e produtos que não causam manchas. Não é possível simplesmente varrer e passar pano com uma vassoura comum.  

É por isso que contar com equipamentos de limpeza como as lavadoras de alta pressão, varredeiras e aspiradores pode ser uma mão na roda para uma boa faxina em tempo hábil.  

Atenção: caso você use algum equipamento como uma lavadora, é importante conferir que a distribuição de energia elétrica e a adequação dos níveis de tensão da corrente elétricas são adequados para essa funcionalidade.   

Por via das dúvidas, vale a pena Comprar transformador e revisar o projeto elétrico da residência.  

Com o auxílio desses aparelhos e seguindo essas dicas de segurança para realizar a higienização dos ambientes, você obterá resultados muito superiores aos que conseguia quando gastava horas lavando tudo com água, sabão e uma vassoura convencional.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 




Comentários
Seja o primeiro
a saber!

Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades!

Quer tirar uma dúvida?
Entre em contato conosco!