26 out 2020
Como montar um cronograma de limpeza semanal para sua casa


min de leitura 3 comentários

Uma casa limpa e organizada é, antes de tudo, um ambiente saudável. Contudo, não é fácil conseguir manter o local bem cuidado. Realizamos muitas atividades onde moramos, então os objetos não permanecem no mesmo lugar. Dessa forma, é preciso ter um cronograma de limpeza.

Além da praticidade de localizar qualquer coisa que seja necessária, a organização da casa é muito importante porque ajuda os moradores em aspectos como:

  • Bem-estar;
  • Conforto;
  • Disposição;
  • Ânimo;
  • Renovação de energia.

A grande vantagem de morar em apartamento é que a responsabilidade do morador se restringe ao interior da sua unidade. A administração é quem deve se preocupar com a limpeza de condomínios preços. Mesmo assim, as áreas comuns desse tipo de construção também merecem atenção e precisam estar apresentáveis para o conforto dos condôminos. 

Esse tipo de responsabilidade com ambientes de circulação e fluxo de pessoas também inclui outras manutenções, como os aparelhos de uso comum, estruturas físicas, segurança e cuidados de certos equipamentos como a manutenção de extintores, por exemplo.

Em relação à propriedade pessoal, a responsabilidade é exclusiva do morador. Então, é interessante fazer um planejamento que inclua toda a demanda da casa para garantir um bom resultado.

Como montar um cronograma semanal

A limpeza de um único cômodo por dia ajuda a otimizar o tempo gasto com a organização da casa. Mas é interessante saber o que fazer em cada local para não desperdiçar esse tempo e aproveitar da melhor forma possível.

Quarto

A primeira coisa a se fazer num quarto é arrumar a cama, isso deve acontecer assim que a pessoa acorda. No dia selecionado para a limpeza desse cômodo, é importante trocar a roupa de cama por uma limpa e lavar a antiga.

Ademais, a roupa limpa precisa ir para seu lugar – no caso, o armário –, pois o ambiente pode levantar pó durante a limpeza. O mesmo se aplica aos sapatos.

A limpeza do chão não é complicada, mas se for de madeira vale a pena considerar uma raspagem de tacos periódica para manter a beleza do material.

Sala

A sala é um cômodo com maior convívio social, onde a família se reúne. É importante observar se não tem objetos pessoais espalhados, caso tenha, é necessário guardá-los. Isso ajuda a garantir o conforto do ambiente.

Depois, é preciso cuidar da limpeza do chão com Aspiradores e Higienizadores WAP e das superfícies como estantes de televisão e prateleiras.

Cozinha

A cozinha merece uma atenção especial, afinal, é lá que a pessoa prepara suas refeições. Então, restos de alimento no ralo da pia ou no próprio lixo contribuem para mau cheiro e acúmulo de insetos. Ninguém quer isso onde fica sua comida. 

No dia dedicado à cozinha, é preciso ter atenção com os detalhes: limpar o fogão, checar o ralinho da pia, lavar a pia, limpar a geladeira e o chão.

Parece trabalhoso, mas com uma manutenção periódica essa tarefa não é tão difícil, nem demorada.

Banheiro

O banheiro pode ser chato para limpar, bem como, pode ser desagradável, mas é muito importante manter a higiene do espaço. 

É preciso manter o lixo limpo, higienizar o vaso sanitário, o interior do box, a pia e as paredes. Esse cômodo acumula umidade, então, se não receber a limpeza adequada, pode adquirir fungos.

Como administrar o tempo de limpeza da casa

É comum deixar um único dia para realizar uma faxina pesada. Muita gente dedica os dias da semana para arrumar as necessidades principais em relação a trabalho, por exemplo, e separa finais de semana para a limpeza e organização específica.

Ao perceber que esse método não rende, o sentimento de frustração é inevitável. É interessante rever o cronograma e a forma de administrar o tempo antes de se culpar por não dar certo.

Uma dica é anotar tudo o que precisa ser feito em casa, e diluir essas tarefas ao longo dos dias. Limpar um cômodo por dia torna a faxina muito menos exaustiva do que deixar tudo para o final de semana, por exemplo.

Essa lista deve incluir as manutenções necessárias, assim será possível separar um momento apenas para pesquisar empresas limpeza de caixa d’água SP, por exemplo.

Seguir um cronograma adequado sobre o que fazer em cada ambiente ajuda a otimizar o tempo. Assim, é possível finalizar cada local em meia hora. Com mais meia hora a pessoa se dedica a atividades simples como lavar louça ou tirar o lixo, por exemplo.

A limpeza da casa é essencial para mantê-la organizada e, mais que isso, para a saúde e bem-estar de seus moradores. No entanto, sem um cronograma ou planejamento adequado, essa tarefa pode parecer frustrante.Dessa maneira, é importante criar um plano de ação para otimizar o tempo e desenvolver as atividades da melhor forma possível.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.




Seja o primeiro
a saber!

Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades!

Quer tirar uma dúvida?
Entre em contato conosco!