15 maio 2019
Como limpar telhados?


min de leitura 3 comentários

É comum que com o passar do tempo, os telhados expostos a condições climáticas fiquem escurecidos. Por isso, para manter sempre um telhado de cor viva e boa aparência dependerá da rotina de cuidados e higienização que manterá. 

Este post trará algumas dicas sobre como repaginar essa parte da sua casa caso isso o incomode.  

A questão mais importante alinhado a essa atividade será a segurança. Por isso a primeira pergunta será: Você lida bem com altura? Se sim, as dicas ajudarão muito, se não, cogite o auxílio de terceiros ou até a contratação de um profissional. 

Cuidado número 1 – Utilize os sapatos corretos! Nada de calçados com cadarços, chinelos ou similares. O ideal é utilizar um calçado com solado antiderrapante. 

Cuidado número 2 – Tenha um ajudante! Se pretende fazer a limpeza dos telhados por conta própria convide mais uma pessoa para auxiliá-lo, isso fará com que o trabalho seja mais leve e otimizado. 

Cuidado número 3 – Atenção ao clima! Pode parecer que a melhor opção seja um sol forte e brilhante, sim, caso sua intenção seja tomar um banho de piscina, mas, para limpar o telhado essa é uma ideia ruim. Afinal, você não ia gostar de ter tonturas, insolação ou algo do tipo quando estiver no telhado da sua casa, não é mesmo?  Além disso, caso você utilize produtos químicos na hora da limpeza, esse pode até reagir quando entrar em contato com o sol, manchando as telhas. Certifique-se que o vento também não será um fator de risco, caso seja, suspenda o trabalho. É possível que haja desequilíbrio, ou objetos voem ocasionando possíveis acidentes. Considere a manhã o melhor horário. Clima estável sem vento ou sol muito fortes. 

Para onde vai a sujeira dos telhados?

A sujeira que sairá dos telhados será grande e espessa. Preparar o ambiente que irá receber essa sujeira é a melhor opção para evitar prejuízos. Cubra piscinas, jardins, móveis e outros objetos. Além disso, para otimizar ainda mais o tempo, o ideal é que a limpeza dos telhados aconteça no mesmo dia que a limpeza da calçada, assim com os mesmos equipamentos faz-se toda a higienização da parte externa. 

O que não pode faltar na limpeza dos telhados

O item mais importante para a limpeza dos telhados será a lavadora de alta pressão, e essa é impossível de ser substituída pela mangueira. As lavadoras de alta pressão economizam até 80% de água em relação as mangueiras tradicionais, além disso, apenas a força da pressão exercida por essas máquinas é capaz de remover as sujeiras acumuladas nas telhas. 

Caso haja acúmulo de folhas ou objetos sobre os telhados o ideal será utilizar um soprador de folhas, faça isso também com segurança utilizando um óculos para evitar que qualquer estilhaço atinja seus olhos. 

Bora limpar

Para começar, inicie da parte mais alta, assim, a água irá escorrer sobre as telhas facilitando o trabalho naturalmente. Opte por lavar todas as fileiras paralelamente. 

A lavadora de alta pressão dará conta da parte mais pesada, por isso não será necessário investir em produtos muito fortes, e se mesmo assim considerar necessário, pode utilizar um sabão neutro, já que produtos químicos podem manchar e danificar as telhas. 

Calhas

Para evitar entupimentos o ideal é soprar os resíduos que ficaram na calha. Não é indicado colocar pressão nessa área, isso porque a força da água em cima dessa parte pode ser grande demais e fazer com que ela descole ou desprenda. É possível utilizar um aspirador, como o aspirador de pó e água WAP GTW 10 possui o bocal de sopro, que serve também para soprar folhas.

Sugestão WAP 

Nossa sugestão para a lavadora de alta pressão é a WAP Bravo 2550, possui motor a indução e é indicada para o uso nas tarefas do dia a dia, removendo sujeiras dos mais variados tipos de superfícies e objetos. Vem também com um aplicador de detergente que facilita muito as tarefas diárias.




Comentários
Seja o primeiro
a saber!

Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades!

Quer tirar uma dúvida?
Entre em contato conosco!