04 nov 2019
Como limpar estruturas mais difíceis?


min de leitura 3 comentários

Manter a limpeza da área externa de uma edificação, seja ela comercial ou residencial, é fundamental para causar uma boa impressão nos visitantes.  

Não é à toa que a higienização de fachadas, portas, portões e estruturas nessa linha é considerado praticamente um cartão de visitas de um projeto.  

Para cada tipo de material, ambiente ou estrutura, há produtos e equipamentos específicos, bem como métodos de limpeza e higienização.  

Se você está com a missão de limpar estruturas difíceis, como as esquadrias de alumínio preço que compõem janelas e portas, encontrou o artigo certo.   

Leia mais e descubra formas para deixar tudo mais bonito, limpo e organizado!  

Limpeza das esquadrias de alumínio 

Materiais como aço, ferro e alumínio são conhecidos pela alta durabilidade e resistência. Mas, já parou para pensar em qual é a forma mais eficiente de limpar as esquadrias?   

É importante lembrar que esses itens ficam expostos todos os dias, não sendo possível, em muitos casos, a retirada do lugar para realizar a higienização.  

A mangueira de água é uma alternativa, porém, equipamentos como as lavadoras de alta pressão WAP podem otimizar o tempo e a produtividade na hora de remover toda a poeira de cada cantinho das janelas e portas.  

As lavadoras de alta pressão não se limitam apenas à limpeza das esquadrias, mas também podem ser usadas para  limpar uma cobertura em estrutura metálica, telhados, calçadas e outras áreas.    

Se uma pessoa levaria, normalmente, mais de uma hora para realizar o serviço, esse equipamento pode reduzir em o tempo total.    

Ou seja, você terá tempo para limpar outras áreas de forma ágil e prática. Sendo assim, a tendência é que a faxina renda muito mais.  

Mesmo com bons jatos de água, é interessante garantir que todas as sujidades foram retiradas para evitar ferrugem e outros processos. Por isso, anote as dicas:  

  • Use escova (pode ser de dente) para os cantos escondidos; 
  • Tire a sujeira de cima para baixo; 
  • Remova os excessos de produtos de limpeza; 
  • Seque as esquadrias. 

Portas 

Muito comum nos comércios, a porta de enrolar manual fica exposta às intempéries, poeira da rua e outros resíduos, portanto não é incomum que as sujidades se acumulem. 

Independentemente do método, não é indicado fazer a higiene com ácidos, cloro ou produtos pesados, pois esses itens podem causar danos e tirar o brilho da porta.   

A boa e velha água com sabão, ou mistura de água com vinagre, pode ser uma boa alternativa, e como é preciso abrir as portas de forma estratégica, as lavadoras de alta pressão WAP são mais práticas. 

A limpeza deve ser feita periodicamente, pois devido à sujeira, fica mais fácil que a porta se desgaste, mas evite fazer a manutenção em horários de muito sol, pois isso pode manchar a superfície. 

Para alcançar os cantos, escovas são bem-vindas. Já para a fachada e o piso que sustentam as portas, as varredeiras de pisos são equipamentos ótimos, pois são versáteis, ágeis e também tiram a sujeira que fica nos cantos. 

É importante que as portas fiquem bem secas, e que você cuide da regulagem de abertura para evitar acidentes. 

Corrimões, guarda-corpo e escadas 

Quem disse que escada não pega sujeira e que o corrimão de vidro preço não fica todo embaçado por causa da poeira?    

Estruturas como essas merecem muita atenção na hora da limpeza.  

No caso das escadas, passar pano com cera, ou água e sabão, é algo que ajuda a tirar o pó e os aspiradores contribuem bastante nesse processo.   

Caso a escada seja coberta por algum tapete, no estilo carpete, as extratoras WAP são indicadas, pois ajudam a tirar as manchas que são mais difíceis, como de alimentos, bebidas ou algum produto químico.  

O kit de mop composto por balde, rodo e placas que indicam que o piso está escorregadio, é uma estratégia interessante na hora de limpar o local.  

No caso do corrimão, é difícil realizar a limpeza periodicamente, pois essa é uma estrutura que acompanha o prolongamento da escada, e na medida que os degraus aumentam, alcançar a altura desse item ou do guarda-corpo é um desafio.  

Felizmente, na parte externa é possível usar as lavadoras e mangueiras. Já na parte interna do corrimão, pano com produto, como o popular limpa vidro, dá conta do recado. 

Cuidados essenciais 

Na hora de limpar uma fachada ou um corrimão, é muito importante garantir a segurança que quem realiza esse serviço.   

Caso você opte por contratar alguém, forneça os equipamentos de proteção individual — os EPIs para evitar acidentes. No caso da fachada, cintos de segurança são um exemplo.    

Botas, luvas de borracha, vestimentas confortáveis e outros acessórios também podem ser indispensáveis, dependendo do local de limpeza.    

Faça um check-list com as dicas antes de programar a próxima faxina!  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 




Comentários
Seja o primeiro
a saber!

Cadastre-se e fique por dentro das nossas novidades!

Quer tirar uma dúvida?
Entre em contato conosco!